Em janeiro de 1990, o casal paulista, arquiteto ROGERIO VALSANI SOBRINHO com sua esposa engenheira ROSANA MARIA GUIM VALSANI foram convidados pelo amigo, cantor e compositor ALMIR SATER a conhecerem Bonito e ficaram hospedados numa fazenda às margens do Rio Formoso. Encantaram-se com o local, porém na ocasião não havia estrutura turística em Bonito.

Em julho de 1996, numa oportunidade de férias, retornaram já com os filhos LUCA e FLORA, acompanhados de um casal de amigos e ficaram impressionados com as belezas naturais e organização turística que encontraram .Nesta época haviam poucos passeios implantados na cidade.

Em julho de 1999 retornaram acompanhados de outro casal de amigos, pois queriam compartilhar com todos o que haviam encontrado no MATO GROSSO DO SUL. Mas já vieram com a intenção de adquirir um pequeno pedaço de terra para passar férias com a família.

O Sr. ROGERIO passou a semana toda andando com corretores da cidade até que em uma dessas andanças encontrou o que ele chamou de um PEDACINHO DO PARAÍSO, as terras da fazenda SANTO HONOFRE - 28.6 hectares de puro pasto e um lindo pedaço do RIO FORMOSO (1.500 metros) que estava à venda , porém ultrapassava o limite financeiro do casal, mas numa conversa com a sua esposa que também se encantou com o lugar resolveram comprar a fim de construir um Hotel e a família poder viver com uma qualidade de vida melhor.

Durante dois anos projetaram e construíram todas as instalações do Hotel acompanhando toda a obra e no final de 2001 largaram toda uma vida urbana na cidade de São Paulo para implantar e administrar o que é hoje o HOTEL SANTA ESMERALDA.

Data da inauguração: 29 de dezembro de 2001

Área da propriedade: 28.6 hectares

Nº de acomodações: 18 unidades